Bíblia do Caminho Testamento Redentor

2ª Epístola de S. Paulo aos Coríntios  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 10  † 

(Versículos e sumário)

10 Mas eu mesmo Paulo vos rogo, pela mansuetude e modéstia do Cristo; pois que, em verdade, presente entre vós, sou humilde; mas ausente sou ousado convosco.

2 Rogo-vos pois que, estando presente, pela confiança que vos tenho, não me atreva usar de ousadia para com alguns que nos julgam como se andássemos segundo a carne.

3 Ainda que andemos na carne, não militamos segundo a carne.

4 Porquanto as armas da nossa milícia não são carnais, mas são poderosas em Deus para destruição das fortificações; derribando conselhos,

5 E toda altivez que se levanta contra a ciência de Deus; reduzindo ao cativeiro toda inteligência, em favor do Cristo.

6 E estamos prontos para punir toda desobediência, quando vossa obediência seja completa.

7 O que vedes, são segundo a aparência. Se alguém está confiante que é do Cristo, considere isto também consigo: Que assim como ele é do Cristo, também nós [do Cristo somos].

8 Porque ainda quando mais gloriado seja, acerca do nosso poder, que o Senhor nos deu para edificação e não para destruição, não me envergonho.

9 Mas para, deste modo, não parecer que vos aterrorizo por cartas,

10 Porque na verdade, dizem alguns, as cartas são graves e fortes, mas [entre nós, é] de presença pessoal fraca, e palavra desprezível.

11 Para quem esteja pensando deste modo, afirmamos que, quais somos nas palavras por cartas quando ausentes, tais seremos também de fato quando presentes.

12 Porque não ousamos inserirmo-nos, ou comparar-nos, àqueles que se gabam a si mesmos; mas a nós mesmos nos medimos, e a nós mesmos nos comparamos.

13 Nós pois não nos gloriaremos discriciosamente, mas segundo o metro com que Deus nos mediu, medir-nos-emos até chegarmos a vós.

14 Porque não chegamos a vós como se nos desdobrássemos; pois temos chegado até vós pelo Evangelho do Cristo;

15 Não nos gloriando discriciosamente pelos trabalhos alheios, esperando porém que, tendo crescido vossa fé e segundo nossa regra, em vós nos engrandeçamos abundantemente;

16 Evangelizando também àqueles que estão além de vós, não nos gloriando em campo alheio, naqueles que já estão preparados.

17 Quem porém se gloria, glorie-se no Senhor. ( † )

18 Porque não é aprovado aquele que a si mesmo se recomenda, mas é sim aquele a quem Deus recomenda.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir