Bíblia do Caminho Súmulas Biográficas

Zacarias, o profeta


Zacarias [Jeová se lembrou].


Um filho do profeta Baraquias e neto de Ado (Zc 1.1). Seu primeiro registro profético ocorreu no segundo ano de Dario Histaspes, 520 A. C. (ibid., 1.1; Ed 4.24; 5.1). Ele foi um contemporâneo de Zorobabel o governador, Jeshua o sumo sacerdote, e Ageu o profeta (Zc 4.6; Ed 5.1,2), e uniu-se a Ageu para exortar os líderes da colônia judia a retomar os trabalhos na casa de Deus. Precariamente admite-se que tenha nascido em Babilônia, mas os exilados só tinham voltado à Palestina a dezoito anos atrás e Zacarias dificilmente começou a profetizar antes dele ter dezoito anos. Não é improvável que Zacarias pertenceu a tribo de Levi, e, como Jeremias e Ezequiel, era um sacerdote como também um profeta; para, de acordo com Neemias (Ne 12.1,4,7) Ado era chefe de uma família sacerdotal que retornou para Babilônia com Zorobabel, e um descendente seu tinha Zacarias por nome, era chefe da casa sacerdotal de Ado durante o sacerdócio de Joiaquim, filho de Jeshua (10,12,18). É verdade que a genealogia, nas declarações de Neemias, pode ser bastante distinta da genealogia do profeta, embora ela contenha os mesmos nomes na mesma ordem, mas a teoria que as identifica não tem a mínima confirmação.

1. Desde quando Ado atingiu a liderança de uma família sacerdotal, ele está corretamente apontado ter sido um homem de idade avançada no ano do retorno em 538 A. C. Seu descendente Zacarias, atingiu a mesma posição na próxima geração, que naturalmente envolveria ser da mesma idade em 520 A. C., para que se pudesse se chamado um homem jovem. O profeta Zacarias é chamado de homem jovem (entretanto, por um anjo é verdade), no ano 520 A. C. (Zc 2.4).

2. Pretende-se que o pai do profeta Baraquias era o filho do sacerdote Ado que morreu antes de 520, sem atingir a liderança da família, então o profeta Zacarias foi remanescente próximo na linha de sucessão, e isto teria guiado Esdras a chamá-lo o filho de Ado, nomeando-o ambos como descendente e sucessor de Ado. Mas se Baraquias ainda  fosse vivo, seu nome poderia ser omitido; só era necessário nomear a casa do pai a quem um homem tenha pertencido, a fim de localizá-lo entre as tribos e famílias de Israel. A suposição da morte de Baraquias também responderia pelo fato que na geração depois do retorno, Zacarias era chefe da casa do pai.

3. A teoria de que o profeta Zacarias era um sacerdote explica-se por sua familiaridade com as funções e ideias sacerdotais (caps. 3 e 4). Outra visão é aquela fornecida por Kimchi. De acordo com ele, o termo profeta em 1.1, 7 refere-se a Ado (para a posição do título, cp. Ed 7. 5), e o posterior é o vidente que profetizou no reinado de Reoboão (2 Cr. 11. 15; 13. 22). A teoria é inverossímil, mas ela não deve ser rejeitada porque quatro séculos decorreram entre o vidente Ado e o profeta Zacarias. — (Dicionário da Bíblia de John D. Davis©


.

Abrir