O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

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O Evangelho por Emmanuel — Volume V — 2ª Parte ©

Textos paralelos de Atos dos apóstolos e Paulo e Estêvão

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O Processo, [Paulo] diante de Félix

1 Depois de cinco dias, desceu o sumo sacerdote Ananias, com alguns anciãos e [com] certo orador, [chamado] Tértulo, os quais se manifestaram contra Paulo ao governador. 2 Depois que ele foi chamado, Tértulo começou a acusar, dizendo: muita paz obtendo por meio de ti e ocorrendo reformas para esta nação, através da tua previdência, 3 por todos os modos e por toda parte, Excelentíssimo Félix, reconhecemos [isto] com toda gratidão. 4 E para que não te detenhas por mais [tempo], te rogamos nos ouvir brevemente com tua equidade. 5 Pois descobrimos [ser] este varão uma peste, provocando também dissensão entre todos os judeus por toda a terra habitada, [sendo] líder da seita dos nazarenos, 6 o qual tentou profanar o Templo - a quem também prendemos - 7 [mas, vindo o quiliarca Lísias, o arrebatou das nossas mãos com grande violência], 8 junto dele, tu mesmo poderás, após examinar, tomar conhecimento de todas estas [coisas] a respeito das quais nós o acusamos. 9 Os judeus, se unindo no ataque, asseveravam que estas [coisas] eram assim. 10 Paulo, acenando para o governador a fim de lhe falar, respondeu: sabendo que és juiz desta nação há muitos anos, animadamente defendo-me a respeito destas [coisas]. 11 Podendo tu saber: não se passaram mais de doze dias desde que subi a Jerusalém para adorar, 12 e não me encontraram no Templo nem dialogando com alguém, nem provocando a agitação do povo, nem em sinagogas, nem pela cidade, 13 nem podem te apresentar [provas] a respeito do que me acusam agora. 14 Mas confesso a ti isto: segundo o Caminho, o qual chamam seita, presto culto ao Deus de nossos Pais, crendo em todas as [coisas] conforme a Lei e ao que está escrito pelos Profetas. 15 Tendo esperança em Deus, como eles também aguardam, de que há de haver ressurreição tanto de justos quanto de injustos. 16 Em razão disso, também me esforço para ter constantemente uma consciência sem tropeço diante de Deus e dos homens. 17 Ora, depois de muitos anos, vim à minha nação fazendo dádivas e ofertas, 18 nas quais me encontraram no Templo, purificado, não com a turba nem com tumulto, 19 alguns dos judeus da Ásia, aos quais era necessário se apresentarem diante de ti para me acusarem, se algo tivessem contra mim. 20 Ou digam eles mesmos se encontraram em mim alguma injustiça, quando estava diante do Sinédrio. 21 A não ser a respeito desta voz que bradei, estando de pé entre eles, hoje sou julgado acerca da ressurreição dos mortos. 22 Conhecendo mais acuradamente as [coisas] referentes ao Caminho, Félix adiou [o julgamento] e disse: quando descer Lísias, o quiliarca, decidirei as [coisas] a vosso respeito. — (Atos 24:1-22)


47 […] Consequentemente, cinco dias depois da remoção do Apóstolo, o próprio Ananias fizera questão de chefiar o conjunto de autoridades do Sinédrio e do Templo, que acorreram a Cesareia com os projetos mais estranhos, relativamente à situação do adversário. Os velhos rabinos, conhecendo o poder da lógica e a formosura da palavra do ex-doutor de Tarso, fizeram-se acompanhar de Tértulo,  †  uma das mais notáveis mentalidades que cooperavam no colendo sodalício.


48 Improvisado o Tribunal para decidir o feito, o orador do Sinédrio teve a prioridade da palavra, usando-a em tremendas acusações contra o indiciado réu, desenhando a cores negras todas as atividades do Cristianismo, e terminando por pedir ao governador a entrega do acusado aos seus irmãos de raça, a fim de ser por eles devidamente julgado.

Concedido ao ex-rabino o ensejo de explicar-se, Paulo começou a falar com grande serenidade. Félix lhe observou logo os elevados dotes intelectuais, os primores dialéticos e ouvia-lhe a argumentação com invulgar interesse. Os anciães de Jerusalém não sabiam ocultar a própria ira. Se possível, teriam espostejado o Apóstolo ali mesmo, tal a irritação que os assomava, a contrastar com a tranquilidade transparente da oratória e da pessoa do orador adverso.


49 O governador teve grande embaraço para pronunciar o “veredictum”. De um lado, via os anciães de Israel em atitude quase colérica, reclamando direitos de raça; do outro, contemplava o Apóstolo do Evangelho, calmo, imperturbável, senhor espiritual do assunto, a esclarecer todos os pontos obscuros do processo singular, com a sua palavra elegante e refletida.

Reconhecendo o extremo valor daquele homem franzino e envelhecido, cujos cabelos pareciam encanecidos por dolorosas e sagradas experiências, o governador Félix modificou, apressadamente, suas primeiras impressões e encerrou os trabalhos nestes termos:

— Senhores, reconheço que o processo é mais grave do que julguei à primeira vista. Neste caso, resolvo adiar a sentença definitiva, até que o tribuno Cláudio Lísias seja convenientemente ouvido. […]


Emmanuel



(Paulo e Estêvão, FEB Editora. Segunda parte. Capítulo 8, pp. 424 e 425. Indicadores 47 a 49)


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