O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

O Evangelho por Emmanuel — Volume V — 2ª Parte ©

Textos paralelos de Atos dos apóstolos e Paulo e Estêvão

105


De Corinto a Éfeso - A renovação dos votos em Cencreia

Paulo, depois de permanecer ainda consideráveis dias entre os irmãos, apartou-se [deles] e navegou para a Síria - Priscila e Áquíla com ele - tendo raspado a cabeça em Cencreia, pois tinha [feito] um voto. — (Atos 18:18)


32 […] Grandemente despeitados com o insucesso, os israelitas da cidade maquinaram novas investidas, mas o Apóstolo, reunindo a comunidade do Evangelho, declarou que desejava partir para a Ásia,  †  a fim de atender a insistentes chamados de João, n na fundação definitiva da igreja de Éfeso.  †  Os coríntios protestaram amistosamente, procurando retê-lo, mas o ex-rabino expôs com firmeza a conveniência da viagem, contando regressar muito breve. Todos os cooperadores da igreja estavam desolados. Principalmente Febe, notável colaboradora do seu esforço apostólico em Corinto, não conseguia ocultar as lágrimas do coração. O devotado discípulo de Jesus fez ver que a igreja estava fundada, solicitando apenas a continuidade de atenção e carinho dos companheiros. Não seria justo, a seu ver, enfrentar novamente a ira dos israelitas, parecendo-lhe razoável esperar o concurso do tempo para as realizações necessárias.


33 Dentro de um mês, partiu em demanda de Éfeso, levando consigo Áquila e a esposa, que se dispuseram a acompanhá-lo.

Despedindo-se da cidade, teve o pensamento voltado para o pretérito, para as esperanças de ventura terrestre que os anos haviam absorvido. Visitou os sítios onde Abigail e o irmão haviam brincado na infância, saturou-se de recordações suaves e inesquecíveis e, no porto de Cencreia,  †  lembrando a partida da noiva bem-amada, raspou a cabeça, renovando os votos de fidelidade eterna, consoante os costumes populares da época.


Emmanuel



[1] João iniciou suas atividades na igreja mista de Éfeso,  †  muito cedo, embora não se desligasse de Jerusalém.  †  (Nota de Emmanuel)


(Paulo e Estêvão, FEB Editora. Segunda parte. Capítulo 7, página 384. Indicadores 32 e 33)


Abrir