O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Cartas do Alto — Autores diversos


66


Magnetismo espiritual

1 Seu plano quanto ao magnetismo curador, com expressões técnicas de aproveitamento geral, não resulta de mera elucubração pessoal. Procede do Círculo elevado a que se lhe filia a tarefa e creia, meu amigo, que o projeto objetiva campo muito amplo de esclarecimento coletivo.

2 Nós sabemos que seu cérebro e suas mãos se encontram assoberbados de serviço urgente. Missionário do Direito, seu programa demora-se repleto de obrigações inadiáveis e prementes. Entretanto o dia terrestre corre e a oportunidade de socorrer a Esfera dos nossos companheiros encarnados foge rápida.

3 Necessitávamos particularizar, mais detidamente, os imperativos da atenção que o perispírito vem exigindo.

4 Não bastará conhecer a mecânica dos órgãos. É imprescindível penetrar o terreno das causas. 5 A vida mental para os setores espiritistas é quase uma incógnita. O pensamento, traduzindo energia radiante, é relegado por muita gente a posição secundária. 6 O homem, como dínamo psíquico, a que os complexos celulares se ajustam em obediência às leis que governam a matéria perispiritual, ainda é de compreensão muito difícil.

7 Precisamos, sim, meu amigo, de sua instrumentalidade intelectual. Você poderá realizar muitíssimo e fará serviço duradouro pela iluminação evangélica da inteligência. Prossiga em seus estudos e experimentações, concatene resultados, reúna material selecionado, e conte conosco. Sou um insignificante cooperador, mas outros muitos permanecem à espera da sua decisão. 8 A criatura aguarda a deliberação do Céu, todavia há sempre maior ansiedade do Céu pela resolução da criatura. 9 Ligue sua lâmpada à usina da Espiritualidade Superior e verá que a luz sublime lhe incendiará os filamentos. 10 O tempo, contudo, é estreito. Os trabalhadores legítimos são poucos. As dedicações fiéis escasseiam. Não perca, desse modo, o mapa que se desdobra ao olhar percuciente.

11 Nosso campo de realizações no Brasil reclama esse tipo de trabalho. O passe, o socorro magnético em seus variados matizes, o estudo progressivo dos fluidos, a seleção dos respectivos doadores, a formação de correntes psíquicas, a orientação das energias ectoplásmicas, a divisão de trabalhos nesse particular, a especialização de servidores, com definição exata dos valores passivos e positivos, a ambientação dos recursos espirituais, a assistência imperiosa às mentes enfermiças, todo um mundo novo dentro do Espiritismo evangélico espera desbravadores e missionários fiéis a Jesus e a si mesmos.

12 Há problemas e experiências tanto aí quanto aqui. Estamos longe da equação final. Não esperem vocês, nos Círculos carnais, que nossas mãos venham substituir-lhes os braços. A instituição do esforço próprio é universal.

13 E desejaríamos que sua inteligência se incumbisse de colaborar conosco nesse vasto reino de “descobertas novas”, ou de identificação de verdades não reveladas.

14 O Espiritismo, qual acontece ao próprio mundo, permanece criado, mas muito distante do aprimoramento final. A obra desafia-nos.

Que o Senhor nos proteja, nos fortaleça e abençoe, n


Michaelus



Reformador — Março de 1977.


[1] Segundo consta do original: “Michaelus — pseudônimo de culto confrade já desencarnado — estava em Pedro Leopoldo, MG, quando a mensagem foi psicografada espontaneamente por Chico Xavier. Ele não conhecia Ismael Souto, sobre o qual conseguiu informações bem mais tarde, noutra cidade, após nova comunicação através de outro médium. O livro “Magnetismo Espiritual”, editado pela FEB, cuja 2ª edição está virtualmente esgotada, constitui o resultado feliz desses contatos entre dois “desconhecidos”.


Abrir