O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Números

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 30

(Versículos e sumário)

30 Referiu pois Moisés aos filhos de Israel tudo o que o Senhor lhe tinha mandado;

2 E disse aos príncipes das tribos dos filhos de Israel: eis aqui o que o Senhor ordenou:

3 Se algum homem fizer um voto ao Senhor, ou se obrigar com juramento, deve não faltar à sua palavra, mas cumprir tudo o que prometeu.

4 Se alguma mulher fizer um voto, e se obrigar com juramento, estando em casa de seu pai, e ainda em idade de menina; se o pai sabendo do voto que ela fez, e do juramento com que obrigou a sua alma, e não disse nada, está ela obrigada ao seu voto;

5 Cumprirá efetivamente tudo o que prometeu e jurou.

6 Porém se o pai, logo que o ouviu, o contradisse; tanto os votos como os juramentos dela serão nulos, é ela não ficará obrigada ao que prometeu, porque o contradisse o pai.

7 Se já tiver marido, e fizer algum voto, e saindo uma vez a palavra da sua boca, obrigar a sua alma com juramento;

8 No mesmo dia em que seu marido o ouvir, e não contradisser, ficará ela obrigada ao voto, e cumprirá tudo o que prometera;

9 Mas se tendo-o ouvido, o contradisser, e tornar nulas as suas promessas, e as palavras com que ela tinha obrigado a sua alma, o Senhor lhe perdoará.

10 A viúva e a repudiada cumprirão todos os votos que fizerem.

11 Quando uma mulher em casa de seu marido se obrigar com voto e juramento,

12 Se o ouvir o marido, e não disser nada, nem se opuser à promessa, cumprirá ela tudo o que tinha prometido.

13 Porém se se opuser logo, Não estará obrigada à promessa, porque o marido o contradisse, e o Senhor lhe perdoará;

14 Se fizer voto, e se obrigar com juramento a afligir a sua alma com jejum, ou com outro gênero de abstinência, ficará ao arbítrio do marido faze-lo ela, ou não o fazer;

15 Mas se ouvindo-o o marido, não disser nada, e deferir para outro dia a resolução, cumprirá ela tudo o que tiver votado, ou prometido, visto que o marido não disse nada, logo que o ouviu.

16 Se porém contradisser, depois que o soube, levará ele sobre si o pecado dela.

17 Estas são as leis, que o Senhor intimou a Moisés, entre o marido e a mulher, entre o pai e a filha, que ainda está em idade de menina, ou que mora em casa de seu pai.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir