O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Jeremias

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 37

(Versículos e sumário)

37 E reinou o rei Sedecias, filho de Josias, em lugar de Jeconias, filho de Joaquim; a quem Nabucodonosor, rei de Babilônia, estabeleceu rei na terra de Judá.

2 E não obedeceu ele, nem os seus servos nem o povo da terra às palavras do Senhor, que falou por mão do profeta Jeremias.

3 E o rei Sedecias enviou a Juccal, filho de Selemias, e a Sofonias, filho de Maasias sacerdote, ao profeta Jeremias, para que lhe dissesse: Faze oração por nós ao Senhor nosso Deus.

4 E Jeremias andava livremente pelo meio do povo; porque ainda o não tinham preso na custódia do cárcere. Entretanto o exército de Faraó saiu do Egito; e ouvindo os caldeus, que tinham em sítio a Jerusalém, esta nova, se retiraram de Jerusalém.

5 E a palavra do Senhor foi dirigida ao profeta Jeremias, a qual dizia:

6 Isto diz o Senhor Deus de Israel: Assim direis ao rei de Judá, que vos enviou a perguntar-me a mim: eis aqui o exército de Faraó, que saiu para dar-vos socorro, ele voltará para a sua terra no Egito,

7 E voltarão os caldeus, e combaterão contra esta cidade; tomá-la-ão, e lhe lançarão fogo.

8 Isto diz o Senhor: Não queirais enganar as vossas almas, dizendo: De certo se irão os caldeus, e se retirarão de nós, porque eles se não irão.

9 Mas ainda quando derrotardes todo o exército dos caldeus, que pelejam contra vós, e ficarem deles alguns feridos; levantar-se-á cada um da sua tenda, e queimarão esta cidade, pondo-lhe fogo.

10 Tendo-se pois retirado o exército dos caldeus de Jerusalém, por causa do exército de Faraó,

11 Saiu Jeremias de Jerusalém para ir à terra de Benjamim e repartir ali uma possessão na presença dos cidadãos.

12 E quando chegou à porta de Benjamim, estava ali um dos que por turnos guardavam a porta, que se chamava Jerias, filho de Selemias, filho de Hananias, e prendeu ao profeta Jeremias, dizendo: Tu foges para os caldeus.

13 E respondeu Jeremias: Isto é falso, eu não fujo para os caldeus. E não lhe deu ouvidos; mas Jerias prendeu a Jeremias e o levou aos príncipes.

14 Pelo que, irados os príncipes contra Jeremias, depois de o açoitarem o meteram no cárcere, que havia na casa de Jonathan escriba; porque ele era o prefeito do cárcere.

15 E assim entrou Jeremias na casa do fosso, e num calabouço; e esteve ali emparedado Jeremias muitos dias.

16 Mas o rei Sedecias enviou a tirá-lo; e lhe perguntou em sua casa secretamente, e disse: Crês porventura que tens alguma palavra da parte do Senhor? E disse Jeremias: Sim tenho. E acrescentou: Nas mãos do rei de Babilônia serás entregue.

17 E disse Jeremias ao rei Sedecias: Em que tenho pecado contra ti, e contra os teus servos, e contra o teu povo, para me mandares meter na casa do cárcere?

18 Onde estão os vossos profetas, que vos profetizavam e diziam: Não virá o rei de Babilônia sobre vós, e sobre esta terra?

19 Agora pois ouve, eu te rogo, Senhor rei meu. Valha a minha súplica na tua presença; e não me remetas à casa de Jonathan secretário, para que não morra eu ali.

20 Ordenou pois o rei Sedecias que Jeremias fosse posto no vestíbulo do cárcere; e que se lhe desse uma fogaça  n de pão cada dia, além da vianda ordinária, até que todo o pão da cidade se consumisse. E ficou Jeremias no vestíbulo do cárcere.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir