Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Jeremias    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 29

(Versículos e sumário)

29 E estas são as palavras da carta, que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém aos que ficaram dos anciãos do cativeiro, e aos sacerdotes, e aos profetas, e a todo o povo, que Nabucodonosor havia feito passar de Jerusalém a Babilônia;

2 Depois que o rei Jeconias, e a senhora, e os eunucos, e os príncipes de Judá, e os de Jerusalém, e os artífices, e os cravadores saíram de Jerusalém;

3 Por mão de Elasa, filho de Safan, e de Gamarias, filho de Helcias, os quais enviou Sedecias, rei de Judá, a Babilônia, a Nabucodonosor, rei de Babilônia, dizendo:

4 Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro que fiz transportar de Jerusalém a Babilônia:

5 Edificai casas, e habitai-as; e plantai enxidos [hortos], e comei os seus frutos.

6 Tomai mulheres, e gerai filhos e filhas; e dai a vossos filhos mulheres, e dai maridos a vossas filhas, e criem filhos e filhas; e multiplicai-vos aí e não queirais ser poucos em número.

7 E buscai a paz da cidade, para a qual vos fiz transferir. E orai por ela ao Senhor; porque na sua paz tereis vós a vossa.

8 Porque isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Não vos seduzam os vossos profetas, que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos; e não façais caso dos vossos sonhos, que vós sonhais;

9 Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; e eu não os enviei, diz o Senhor.

10 Porque isto diz o Senhor: Quando se começarem a cumprir os setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei; e renovarei a minha palavra favorável sobre vós, para vos fazer voltar a este lugar.

11 Porque eu sei os pensamentos, que eu tenho acerca de vós, diz o Senhor, pensamentos de paz, e não de aflição, para vos dar o fim e a paciência.

12 E me invocareis a mim, e ireis; e me rogareis a mim, e eu vos atenderei.

13 Vós me buscareis, e vós me achareis; quando me buscardes de todo o vosso coração.

14 E serei achado de vós, diz o Senhor: e farei voltar os vossos cativos, e recolher-vos-ei de todas as gentes, e de todos os lugares, para onde vos lancei, diz o Senhor: e far-vos-ei voltar do lugar para onde voz fiz transmigrar.

15 Porque vós dissestes: O Senhor nos suscitou profetas em Babilônia.

16 Porque isto diz o Senhor ao rei, que está assentado sobre o trono de David, e a todo o povo que habita nesta cidade, aos vossos irmãos, que não saíram convosco para o cativeiro.

17 Isto diz o Senhor dos exércitos: eis aqui estou eu que enviarei contra eles a espada, e a fome, e a peste, e os tratarei como figos maus, que se não podem comer, porque são muito maus.

18 E persegui-los-ei com a espada, e com a fome, e com a peste; e os entregarei para a vexação a todos os reinos da terra para maldição, e para espanto, e para escárnio, e para opróbrio a todas as gentes para as quais eu os tiver lançado;

19 Pelo motivo de que não escutaram as minhas palavras, diz o Senhor: as quais eu lhes dirigi a eles pelos profetas meus servos, levantando-me de noite, e enviando-lhos. E vós não ouvistes, diz o Senhor.

20 Vós, pois, ouvi a palavra do Senhor, todos os do cativeiro, que enviei de Jerusalém a Babilônia.

21 Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, a Acab, filho de Golias, e a Sedecias filho de Maasias, que vos profetizam falsamente em meu nome: eis aqui estou eu que os entregarei nas mãos de Nabucodonosor, rei de Babilônia; e ele os fará matar diante dos vossos olhos.

22 E em todo o cativeiro de Judá em Babilônia, tomará deles certa maneira de maldição, dizendo: O Senhor se haja contigo, como ele se houve com Sedecias, e com Acab, que o rei de Babilônia fez frigir no fogo;

23 Por causa de terem feito loucuras em Israel, e adulteraram com as mulheres de teus amigos, e falaram falsamente em meu nome, palavras que eu lhes não tinha mandado dizer. Eu mesmo sou o juiz e a testemunha, diz o Senhor.

24 E a Semeias Neelamites dirás:

25 Isto diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Porquanto enviaste cartas em teu nome a todo o povo, que está em Jerusalém, e a Sofonias, filho de Maasias, sacerdote, e a todos os sacerdotes, dizendo:

26 O Senhor te constituiu sacerdote em lugar de Jojada sacerdote, a fim de que tu sejas chefe na casa do Senhor, para reprimir a todo o varão fanático e que profetiza, para que o metas em um cepo e no cárcere.

27 Por que não repreendeste tu pois agora a Jeremias de Anathoth, que vos profetiza?

28 Porque acerca disto nos enviou a nós a Babilônia, dizendo: Coisa dilatada é; edificai casas, e habitai-as; e plantai enxidos [hortos], e comei os seus frutos.

29 Leu pois o sacerdote Sofonias esta carta aos ouvidos do profeta Jeremias,

30 E foi dirigida a palavra do Senhor a Jeremias, a qual dizia:

31 Envia a dizer a todos os do cativeiro: Isto diz o Senhor a Semeias Nehelamites: Porquanto vos profetizou Semeias, e eu o não enviei; e ele fez que vós confiásseis na mentira.

32 Portanto diz o Senhor: eis aqui estou eu que irei com a minha visita sobre Semeias Nehelamites, e sobre a sua geração. Não haverá dele verão, que se assente no meio deste povo, e não verá ele bem que eu faça ao meu povo, diz o Senhor: porque falou a prevaricação contra o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir