Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Joel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1

(Versículos e sumário)

1 Palavra do Senhor que foi dirigida a Joel, filho de Fatuel.

2 Ouvi isto, velhos, e vós todos os habitantes da terra, aplicai os vossos ouvidos; se aconteceu coisa como esta em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?

3 Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração.

4 O gafanhoto comeu o que tinha ficado da lagarta, e o brugo [pulgão] comeu o que tinha ficado do gafanhoto, e a ferrugem comeu o que tinha ficado do brugo.

5 Espertai-vos, embriagados, e chorai, e uivai, todos os que pondes as vossas delícias em beber do vinho; porque ele foi tirado da vossa boca.

6 Porque um povo forte e inumerável veio sobre a minha terra; os seus dentes são como os dentes de um leão; e os seus queixais como os de cachorro de leão.

7 Este povo reduziu a minha vida a um deserto, e tirou a casca à minha figueira; ele a despojou despindo-a toda, e a lançou por terra; os seus ramos se fizeram brancos.

8 Chora como uma mulher moça vestida de saco para chorar a morte do marido, com quem se tinha desposado na sua puberdade.

9 Pereceu da casa do Senhor o sacrifício e a libação; os sacerdotes ministros do Senhor choraram.

10 Todo o país está devastado; chorou a terra; porque o trigo se perdeu, o vinho se turvou, o azeite faltou.

11 Os lavradores estão confusos, os vinhateiros uivaram sobre o trigo, e a cevada, porque se perdeu a messe do campo.

12 A vinha não vingou, e a figueira se secou; as romeiras, e as palmeiras, e as macieiras, e todas as árvores do campo secaram; por cujo motivo esmoreceu a alegria dos filhos dos homens.

13 Cingi-vos, sacerdotes, e chorai, dai uivos, ministros do altar; entrai, deitai-vos no saco, ministros do meu Deus; porque da casa do vosso Deus faltou o sacrifício, e a libação.

14 Santificai um jejum, convocai a assembleia, congregai os anciãos, todos os habitantes do país para a casa do vosso Deus; e clamai ao Senhor.

15 Ai, ai, ai, que dia! Porque o dia do Senhor está perto, e virá uma como assolação da parte do Poderoso.

16 Acaso não têm diante de vossos olhos faltado da casa do nosso Deus os alimentos, a alegria, e o regozijo?

17 Os animais apodreceram entre os seus estercos, os celeiros foram destruídos, os armazéns arruinados; porque se perdeu o trigo.

18 Por que gemeu o animal, berraram os bois da manada? Porque não têm pastos; e até os rebanhos das ovelhas pereceram.

19 Eu clamarei a ti, Senhor; porque o fogo devorou tudo o que havia de belo no deserto, e a chama queimou todas as árvores do campo.

20 Mas ainda as mesmas alimárias do campo levantaram as cabeças para ti, como a terra sequiosa pede a chuva; porque as nascenças das águas se secaram, e o fogo devorou tudo o que havia de belo no deserto.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir