Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Isaías    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 22

(Versículos e sumário)

22 Peso do vale da Visão. Que é o que tu também tens, pois ainda tu com todos os teus subiste aos telhados?

2 Vale cheio de clamor, cidade populosa, cidade triunfante de prazer; os teus mortos não foram mortos à espada, nem mortos em guerra.

3 Os teus príncipes fugiram todos juntos, e foram atados com duras cadeias; todos os que se acharam foram presos juntamente, sem embargo de terem fugido para longe.

4 Por isso disse eu: Apartai-vos de mim, eu amargamente chorarei; não tomeis a peito o consolar-me sobre a ruína da filha do meu povo.

5 Porque este é um dia de carnagem, e de pisadura debaixo dos pés, e de prantos, destinados ao vale da Visão pelo Senhor Deus dos exércitos reconhecendo a muralha, e ostentando-se magnífico sobre o monte.

6 E Elam tomou a aljava, o carro para o soldado de cavalo, e deixou o escudo a parede toda despida.

7 E ficarão os teus vales escolhidos cheios de quadrigas, e a cavalaria porá os seus quartéis à tua porta.

8 E será descoberta a cobertura de Judá, e verás naquele dia o arsenal da casa do bosque.

9 E vereis as brechas da cidade de David, pois elas se multiplicaram; e juntastes as águas da piscina de baixo,

10 E contastes as casas de Jerusalém, e demolistes as casas para fortificar a muralha.

11 E fizestes um lago entre dois muros para a água da piscina velha; e não levantastes os olhos para aquele que a tinha feito, e nem ainda de longe olhastes para a sua obra.

12 E convidar-vos-á o Senhor Deus dos exércitos naquele dia ao gemido, e ao pranto, à rapadura da cabeça, e ao cingidouro do saco;

13 E eis que se não verá mais que prazer e alegria, matar novilhos, e degolar carneiros, comer carnes, e beber vinho: Comamos e bebamos; porque amanhã morreremos.

14 E foi revelada esta voz do Senhor dos exércitos nos meus ouvidos. Não se vos perdoará por certo esta iniquidade até que morrais, diz o Senhor Deus dos exércitos.

15 Estas coisas diz o Senhor Deus dos exércitos: Vai, entra a fala com aquele que habita no tabernáculo, com Sobna, prefeito do Templo, dir-lhe-ás:

16 Que fazes tu aqui? Ou que figura és tu aqui? Pois que te lavraste aqui um sepulcro, lavraste com diligência em lugar elevado um monumento, um domicílio para ti em pedra.

17 eis que te fará o Senhor transportar como se transporta um galo, e como ao vestido assim te levará suspenso.

18 Ele te coroará com uma coroa da tribulação, atirará contigo como péla a um campo largo e espaçoso; ali morrerás, e a isso se reduzirá o cargo da tua glória, desonra da casa de teu Senhor.

19 E te deitarei fora do teu posto e te deporei do teu ministério.

20 E acontecerá isto naquele dia: Chamarei ao meu servo Eliacim, filho de Helcias,

21 E vesti-lo-ei da tua túnica, e confortá-lo-ei com o teu cinto e porei na sua mão o teu poder; e será como pai para os habitantes de Jerusalém, e para a casa de Judá.

22 E porei a chave da casa de David sobre os seus ombros; e ele abrirá e não haverá quem feche; e fechará e não haverá quem abra.

23 E fincá-lo-ei como estaca em lugar firme, e ele será como um trono de glória para a casa de seu pai.

24 E deixarão pendentes dele toda a glória da casa de seu pai, diversas castas de vasos, todo o vaso pequenino, desde os de beber até todo o instrumento músico.

25 Naquele dia diz o Senhor dos exércitos: Será tirada a estaca que tinha sido fincada num lugar firme; e será quebrada, e cairá e perecerá o que estava pendurado nela, porque o Senhor falou.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir