O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Ezequiel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 44

(Versículos e sumário)

44 O homem me fez voltar depois para o caminho da porta do santuário exterior, que olhava para o oriente; e que estava fechada.

2 E o Senhor me disse: Esta porta estará fechada; ela se não abrirá, e nenhum homem passará por ela; porque o Senhor Deus de Israel entrou por esta porta, e ela estará fechada.

3 Para o príncipe. O príncipe mesmo se assentará nela, para comer o pão diante do Senhor; ele pelo caminho da porta do vestíbulo entrará, e pelo caminho da mesma sairá.

4 E o homem me levou pelo caminho da porta do setentrião à vista do templo; e olhei, e eis que a glória do Senhor encheu a casa do Senhor; e eu caí sobre o meu rosto.

5 E o Senhor me disse: Filho do homem, põe bem no teu coração, e olha com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos todas as coisas que eu te digo, as quais respeitam todas as cerimônias da casa do Senhor, e todos os seus diversos regulamentos; e porás o teu coração nos caminhos do templo por todas as saídas do santuário.

6 E dirás à casa de Israel, que me exaspera: Isto diz o Senhor Deus: Bastem-vos já, casa de Israel, todas as vossas maldades;

7 Pois que ainda introduzis filhos estrangeiros incircuncidados de coração, incircuncidados de carne, para que estejam no meu santuário, e profanem a minha casa; e ofereceis os meus pães, a gordura, e o sangue; e quebrais o meu pacto com todos os vossos crimes.

8 E não observastes as minhas ordenanças tocantes ao meu santuário; e constituístes para guardarem o que eu prescrevi a respeito deste santuário, que me pertence, os ministros que vos deu na vontade.

9 Isto diz o Senhor Deus: Todo o estrangeiro incircuncidado de coração e incircuncidado de carne, não entrará no meu santuário, nem todo o filho estrangeiro que vive no meio dos filhos de Israel.

10 Mas até os levitas, que se apartaram longe de mim entregando-se ao erro dos filhos de Israel, e que se desencaminharam, deixando-me a mim por irem atrás dos seus ídolos e que já carregaram com as suas iniquidades.

11 Farão simplesmente a função de sacristães do meu santuário, e de porteiros da casa, e de oficiais da mesma. Eles matarão os holocaustos, e as vítimas do povo; e os mesmos estarão na sua presença prontos a servi-los.

12 Porque eles lhes prestaram o seu ministério na presença dos seus ídolos, e se fizeram para a casa de Israel uma ocasião de tropeço de iniquidade; por isso é que eu levantarei a minha mão sobre eles, diz o Senhor Deus, e eles levarão sobre si a sua iniquidade;

13 E eles se não chegarão a mim para fazerem as funções do sacerdócio na minha presença, nem se chegarão a algum dos meus santuários, que estão perto do santo dos santos; mas carregarão com a sua confusão, e com as suas maldades que cometeram.

14 E constituí-los-ei porteiros da casa em todo o ministério dela, e em todos os ofícios, que nela se fizerem.

15 Mas os sacerdotes e levitas filhos de Sadoc, que guardaram as cerimônias do meu santuário, quando os filhos de Israel se desencaminharam de mim, eles se chegarão a mim para me servirem de ministros; e estarão na minha presença para me oferecerem a gordura, e o sangue, diz o Senhor Deus.

16 Eles mesmos entrarão no meu santuário, e eles se chegarão à minha mesa para me servirem, e guardarem as minhas cerimônias.

17 E quando eles entrarem nas portas do átrio interior, estarão vestidos de roupas de linho; e não terão nada sobre si que seja de lã, quando fazem as funções do seu ministério nas portas do átrio interior e dentro.

18 Eles terão tiras de linho nas suas cabeças, e calções de linho sobre os seus rins, e não se cingirão de modo que lhes venha suor.

19 E quando saírem ao átrio de fora ao povo, tirarão os hábitos de que estavam vestidos, quando ministravam, e po-los-ão na câmara do santuário, e se vestirão de outros hábitos; e tomarão sentido não santifiquem o povo, estando com os seus vestidos.

20 E eles não raparão a sua cabeça, nem também deixarão crescer o seu cabelo; mas terão cuidado de o cortar, para o terem curto.

21 E nenhum sacerdote beberá vinho, quando houver de entrar no átrio interior.

22 E eles se não casarão nem com viúva, nem com repudiada, mas com donzelas da linhagem da casa de Israel. Poderão todavia casar também com uma viúva, que tenha ficado de outro sacerdote.

23 E eles ensinarão ao meu povo a diferença que há entre o santo e o profano, e lhes mostrarão o que há entre o limpo e o imundo.

24 E quando se levantar alguma controvérsia, eles se prestarão a decidi-la atidos aos meus juízos, e de fato a julgarão. Observarão as minhas leis e os meus preceitos em todas as minhas solenidades, e santificarão os meus sábados.

25 E eles não entrarão aonde estiver homem morto, para que se não manchem, exceto se for pai ou mãe, e filho ou filha, e irmão ou irmã, que não tivesse tido segundo marido; porque de outra sorte eles ficarão manchados.

26 E depois que qualquer deles tiver sido purificado, contar-se-lhe-ão ainda sete dias.

27 E no dia da sua entrada no santuário ao átrio interior para me ministrar no santuário, fará uma oblação pelo seu pecado, diz o Senhor Deus.

28 E para eles não haverá herança, porque eu é que sou a sua herança; e vós não lhes dareis quinhão em Israel, porque eu é que sou o seu quinhão.

29 Eles comerão as vítimas, que forem oferecidas tanto pelo pecado como pelo delito; c todo o voto que Israel oferecer, será deles.

30 E as primícias de todos os primogênitos, e todas as libações de tudo quanto se oferece, pertencerão aos sacerdotes; dareis também ao sacerdote as primícias do que serve para vosso sustento, para que ele faça vir a bênção sobre a tua casa.

31 Os sacerdotes não comerão nem d’alguma ave, nem d’alguma rês, que de si mesma haja morrido, ou que tenha sido apanhada por qualquer alimária.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir