O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Ezequiel

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 28

(Versículos e sumário)

28 E foi-me dirigida a palavra do Senhor a qual dizia:

2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Isto diz o Senhor Deus: Pelo motivo de que o teu coração se elevou, e tu disseste: Eu sou Deus, e estou assentado sobre a cadeira de Deus no meio do mar; sendo homem, e não Deus, e avaliaste ó teu coração como o coração de um Deus.

3 Eis-aí está que tu és mais sábio que Daniel; nenhum segredo há oculto a ti.

4 Tu te fizeste poderoso pela tua sabedoria, e pela tua prudência; e ajuntaste ouro, e prata nos tesouros.

5 Tu acrescentaste o teu poder pela extensão da tua sabedoria, e pela multiplicação do teu comércio; e o teu coração se elevou na tua fortaleza.

6 Por cuja causa isto diz o Senhor Deus: Pelo motivo de que o teu coração se elevou, como se fosse o coração de um Deus;

7 Por isso eis-aí vou eu a fazer vir sobre ti uns estrangeiros, os mais poderosos dentre as gentes; e desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e afearão a tua beleza.

8 Eles te matarão, e te precipitarão do trono; e tu morrerás na perda dos que serão mortos no coração do mar.

9 Acaso falarás tu diante dos teus matadores, dizendo: Eu sou Deus; sendo tu um homem sujeito ao poder dos que te matam, e não um Deus?

10 Tu morrerás da morte dos incircuncidados, à mão de estrangeiros; porque eu sou o que falei, diz o Senhor Deus.

11 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia: Filho do homem, levanta um grande pranto sobre o rei de Tiro;

12 E dir-lhe-ás: Isto diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da semelhança, cheio de sabedoria, e perfeito na beleza.

13 Tu estiveste nas delícias do paraíso de Deus. O teu vestido estava ornado de toda a casta de pedras preciosas: O sárdio, o topázio, e o jaspe, a crisólita, e a cornalina e o berilo, a safira, e o carbúnculo, e a esmeralda, e o ouro, tudo foi empregado em realçar a tua formosura; e os teus instrumentos foram preparados no dia em que foste criado.

14 Tu eras um querubim, que estendia as suas asas e protegia a arca, e o propiciatório, e eu te pus sobre o monte santo de Deus, tu andaste no meio das pedras brilhantes como o fogo.

15 Tu eras perfeito nos teus caminhos desde o dia da tua criação, até que a iniquidade se achou em ti.

16 Na multiplicação do teu comércio se encheram as tuas entranhas de iniquidade, e caíste no pecado; e eu te lancei fora do monte de Deus, e te exterminei, ó querubim protegente [protetor], do meio das pedras incendiadas.

17 E o teu coração se elevou no teu esplendor. Tu perdeste a tua sabedoria na tua formosura, eu te lancei por terra. Eu te expus diante da face dos reis, para que eles te vissem.

18 Tu violaste a tua santidade pela multidão das tuas iniquidades, e pelas injustiças do teu comércio; eu pois farei sair do meio de ti um fogo que te devore, e te reduzirei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te virem.

19 Todos os que te virem entre as nações ficarão espantados de ti; tu foste aniquilado, e não tornarás mais a ser.

20 E foi-me dirigida a palavra do Senhor, a qual dizia:

21 Filho do homem, vira o teu rosto para Sidônia; e profetizarás sobre ela.

22 E dirás: Isto diz o Senhor Deus: Eis aqui venho eu a ti, ó Sidônia, e eu serei glorificado no meio de ti; e saberão que eu sou o Senhor quando tiver nela excitado os meus juízos, e nela for santificado.

23 E farei atear nela peste, e correr o sangue pelas suas ruas; e cairão no meio dela mortos à espada por todos os seus contornos; e saberão que eu sou o Senhor.

24 E Sidônia não será mais para a casa de Israel um tropeço de amargura, e uma espinha que cause dor de todas as partes ao redor daqueles que lhe são contrários; e saberão que eu sou o Senhor Deus.

25 Isto diz o Senhor Deus: Quando eu tiver ajuntado a casa de Israel de entre os povos, em que tem andado dispersos, serei eu santificado neles aos olhos das gentes; e eles habitarão na sua terra, que eu dei a meu servo Jacob.

26 E habitarão nela sem temor algum; e edificarão casas e plantarão vinhas, e viverão numa inteira segurança, quando eu tiver exercitado os meus juízos sobre todos os que são seus adversários em contorno; e saberão que eu sou o Senhor Deus deles.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir