Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Ezequiel    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 9

(Versículos e sumário)

9 E com uma grande voz gritou ele aos meus ouvidos, dizendo: Os visitadores da cidade estão a chegar, e cada um tem na sua mão um instrumento de morte.

2 E eis que vinham seis homens pelo caminho da porta superior, que olha para o Aquilão; e cada um trazia na sua mão um instrumento de morte; via-se também no meio deles um homem vestido de roupas de linho, e um tinteiro de escrevente aos seus rins; e entraram, e se puseram junto ao altar de bronze.

3 E a glória do Senhor de Israel desde o querubim, sobre o qual estava, se elevou, indo-se pôr à entrada da casa; e chamou ao homem, que estava vestido de roupas de linho, e que tinha o tinteiro de escrevente em seus rins.

4 E o Senhor lhe disse: Passa ao través da cidade pelo meio de Jerusalém; e com um tau  n marca as testas dos homens que gemem, e que se doem de todas as abominações que se fazem no meio dela.

5 E aos outros disse, ouvindo-o eu: Passai ao través da cidade, seguindo-o e feri; não se magoe o vosso olho, nem vós tenhais compaixão alguma.

6 O velho, o moço, e a donzela, o menino e as mulheres, todos matai, sem que nenhum escape; mas não mateis nenhum daqueles, sobre quem virdes o tau, e começai pelo meu santuário. Começaram pois a matança pelos homens mais anciãos, que estavam diante da casa.

7 E ele lhes disse: Profanai a casa, e enchei os átrios de mortos; saí. E eles saíram e iam matando os que estavam na cidade.

8 E acabada que foi a matança, fiquei eu ali; e me lancei prostrado com o rosto por terra, e digo gritando: Ai, ai, ai, Senhor Deus! Dar-se-á caso que destruas tu assim todas as relíquias de Israel, derramando o teu furor sobre Jerusalém?

9 E ele me disse: A iniquidade da casa de Israel, e da casa de Judá é grande no último excesso, e a terra está toda coberta de sangue, e a cidade está cheia de gente que me deu as costas; porque eles disseram: O Senhor deixou a terra, e o Senhor não vê.

10 Pois também o meu olho se não magoará, nem eu terei compaixão alguma; sobre a cabeça deles farei recair o seu caminho.

11 E eis que o homem, que estava vestido de roupas de linho, que tinha o tinteiro pendente das costas, deu a sua resposta, dizendo: Tenho executado a ordem do modo que tu ma deste.



[1] Tau: Nome da letra T no alfabeto grego.

Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir