O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Esther

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 4

(Versículos e sumário)

4 Mardoqueu tendo sabido isto, rasgou os seus vestidos, e vestiu-se de saco, cobrindo a cabeça de cinza; e clamava em altas vozes no meio da praça da cidade, dando a conhecer a amargura do seu coração,

2 E vindo com este pranto até à porta do palácio. Porque não era permitido entrar vestido de saco no palácio do rei.

3 Em todas as províncias, cidades, e lugares, onde este cruel edito do rei tinha chegado, era grande a consternação entre os Judeus, os jejuns, os lamentos, e os prantos, usando muitos de cilícios e de cinza em lugar de leito.

4 E as criadas de Esther e os eunucos entraram a dar-lhe a notícia. E quando o ouviu ficou consternada. E enviou um vestido, para que despindo o saco, lho vestissem; mas ele o não quis receber.

5 E chamando Esther ao eunuco Athach, que o rei lhe tinha dado para a servir, mandou-lhe que fosse ter com Mardoqueu, e soubesse dele por que fazia isto.

6 E saindo Athach, foi em busca de Mardoqueu, que estava na praça da cidade, diante da porta do palácio;

7 E este o informou de tudo o que havia passado de que maneira Aman prometeu pôr uma soma de dinheiro nos tesouros do rei pela matança dos Judeus.

8 Deu-lhe também uma cópia do edito, que estava afixado em Susa, para a mostrar à rainha, e para a advertir que fosse ter com o rei, e lhe rogasse pelo seu povo.

9 Tendo voltado Athach, referiu a Esther tudo o que Mardoqueu lhe tinha dito.

10 Ela lhe respondeu, e mandou que dissesse a Mardoqueu:

11 Todos os servos do rei, e todas as províncias que estão debaixo do seu domínio, sabem que se um homem ou uma mulher entrar, sem ser chamado, na câmara do rei, no mesmo ponto sem recurso é morto; exceto se o rei estende para ele o seu cetro de ouro em sinal de clemência, e lhe salva assim a vida. Como poderei eu logo ir ter com o rei, quando há já trinta dias que ele me não mandou chamar?

12 O que ouvido por Mardoqueu.

13 Mandou ainda dizer a Esther: Não te persuadas que por isso que estás na casa do rei, salvarás tu só a vida entre todos os Judeus;

14 porque se tu agora te calares, por outro caminho se salvarão os Judeus; mas tu e a casa de teu pai perecereis. E quem sabe se porventura foste elevada a rainha, para que estivesses pronta em tal conjuntura?

15 E de novo mandou Esther dizer a Mardoqueu estas palavras:

16 Vai e ajunta todos os Judeus, que achares em Susa, e orai todos por mim. Não comais nem bebais por três dias, e três noites; e eu jejuarei da mesma sorte com as minhas criadas, e depois disto irei buscar o rei obrando contra a lei sem ser chamada, e expondo-me à morte e ao perigo.

17 Foi logo Mardoqueu, e executou tudo o que Esther lhe tinha ordenado.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir