Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Esdras    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 7

(Versículos e sumário)

7 E depois destas coisas no reinado de Artaxerxes, rei dos Persas, Esdras, filho de Saraias, filho de Azarias, filho de Helcias,

2 Filho de Sellum, filho de Sadoc, filho de Aquitob,

3 Filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Maraioth,

4 Filho de Zarahias, filho de Ozi, filho de Bocci,

5 Filho de Abisué, filho de Fineas, filho de Eleazar, filho de Arão, que foi o primeiro pontífice.

6 O mesmo Esdras veio de Babilônia, e ele era doutor muito hábil na lei de Moisés, que o Senhor Deus tinha dado a Israel; e o rei conforme a mão do Senhor seu Deus que era com ele, lhe concedeu tudo o que pediu.

7 E muitos dos filhos de Israel, e dos filhos dos sacerdotes, e dos filhos dos levitas, e dos cantores, e dos porteiros, e dos Nathineus vieram para Jerusalém no sétimo ano do rei Artaxerxes.

8 E chegaram a Jerusalém no quinto mês do sétimo ano deste rei.

9 Porque ele partiu de Babilônia no primeiro dia do primeiro mês, e chegou a Jerusalém no primeiro dia do quinto mês, porque a mão favorável do seu Deus era com ele.

10 Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor, e para cumprir e ensinar em Israel os seus preceitos e as suas ordenanças.

11 Esta é pois a cópia da carta de edito, que o rei Artaxerxes deu a Esdras sacerdote, doutor instruído nas palavras e nos preceitos do Senhor, e nas cerimônias que ele prescreveu a Israel.

12 Artaxerxes rei dos reis a Esdras sacerdote, doutor eruditíssimo na lei de Deus do céu, saúde.

13 Tenho decretado que no meu reino todo aquele do povo de Israel, e dos seus sacerdotes, e dos levitas que queira ir para Jerusalém, vá contigo.

14 Porque tu és enviado pelo rei e pelos seus sete conselheiros, para visitares a Judeia, e a Jerusalém segundo a lei do teu Deus, que está na tua mão;

15 E para levares a prata e o ouro, que o rei e os seus conselheiros ofereceram espontaneamente ao Deus de Israel, cujo tabernáculo está em Jerusalém.

16 E toda a prata e ouro que achares em toda a província de Babilônia, e que o povo quiser oferecer, e tudo o que os sacerdotes espontaneamente oferecerem à casa de Deus, que está em Jerusalém,

17 Recebe-o com liberdade, e compra diligentemente com este dinheiro novilhos, carneiros, borregos [cordeiros] e hóstias e as suas libações, e oferece-as sobre o altar do templo do vosso Deus, que está em Jerusalém.

18 Mas se tu, e teus irmãos achardes por bem dispor de qualquer outra sorte do resto da prata e do ouro, obrai conforme a vontade do vosso Deus.

19 Os vasos também, que te foram dados para o ministério do templo do teu Deus, entrega-os na presença de Deus em Jerusalém.

20 E ainda para as demais coisas, que forem necessárias para a casa do teu Deus, tudo quanto for preciso para se despender, dar-se-á do tesouro, e da câmara do rei,

21 E por mim. Eu, o rei Artaxerxes, ordenei e mandei a todos os tesoureiros do erário público, que estão além do rio, que tudo o que vos pedir Esdras sacerdote, doutor da lei do Deus do céu, lho deis sem demora,

22 Até à quantia de cem talentos de prata, e até cem coros de trigo, e até cem batos de vinho, e até cem batos de azeite, e o sal sem medida.

23 Tudo o que pertence ao rito do Deus do céu, se dê pontualmente na casa do Deus do céu; não suceda irar-se ele contra o reino do rei, e de seus filhos.

24 Nós vos declaramos também que tocante a todos os sacerdotes, e levitas, e cantores, e porteiros, Nathineus, e ministros da casa deste Deus, vós não tereis poder de impordes nem talha, nem tributo, nem outros encargos sobre eles.

25 E tu, Esdras, segundo a sabedoria que recebeste do teu Deus, estabelece juízes e presidentes; que julguem todo o povo, que está além do rio, isto é, todos aqueles que conhecem a lei do teu Deus, e ensina também com liberdade aos que a ignoram.

26 E todo o que não observar exatamente a lei do teu Deus, e a ordenação do rei, será condenado ou à morte, ou a desterro, ou a alguma multa sobre os seus bens, ou certamente à prisão.

27 Bendito seja o Senhor Deus de nossos pais, que pôs no coração do rei este pensamento de glorificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém,

28 E que mostrou em mim a sua misericórdia diante do rei e dos seus conselheiros, e diante de todos os príncipes poderosos da corte do rei; portanto confortado eu da mão do Senhor meu Deus, que estava sobre mim, ajuntei os primeiros de Israel para virem comigo.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir