Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Esdras    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 6

(Versículos e sumário)

6 Então o rei Dario mandou, e examinaram na biblioteca dos livros, que estavam depositados em Babilônia,

2 E achou-se em Ecbátana, que é um castelo da província de Média, um livro, onde estava escrita a seguinte memória:

3 No primeiro ano do rei Ciro; o rei Ciro ordenou que a casa de Deus, que há em Jerusalém, fosse reedificada no lugar onde se ofereçam sacrifícios, e que se lhe pusessem uns fundamentos que sustentem a altura de sessenta côvados d’alto, e a largura de sessenta côvados,

4 Três fiadas de pedras por polir, e do mesmo modo fileiras de madeira nova; e que a despesa se fizesse da casa do rei.

5 E que se restituíssem também os vasos d’ouro e prata do templo de Deus, que Nabucodonosor tirara do templo de Jerusalém, e que levara para Babilônia, e que se reconduzissem para o templo de Jerusalém para o seu lugar, os quais também se puseram no templo de Deus.

6 Agora pois vós, Thathanai, governador das terras, que estão d’além do rio, Estharbuzanai, vossos conselheiros os Afarsaqueus, que viveis d’além do rio, retirai-vos longe dos Judeus,

7 E deixai que se faça aquele templo de Deus pelo chefe dos Judeus, e pelos seus anciãos, para que edifiquem aquela casa de Deus no seu lugar.

8 E tenho também ordenado como é que se deve proceder com aqueles anciãos dos Judeus, para que se reedifique a casa de Deus, e vem a ser que do bolsinho do rei, isto é, dos tributos que se pagam das terras d’além do rio, se dê com pontualidade àqueles homens o que for necessário para as despesas, para que não se embarace a obra.

9 E que, sendo necessário, se lhes dê todos os dias novilhos, e borregos [cordeiros], e cabritos para se oferecerem em holocausto ao Deus do céu, o trigo, o sal, o vinho, e o azeite, conforme o rito dos sacerdotes, que assistem em Jerusalém, para que não haja em coisa alguma motivo de queixa.

10 E ofereçam sacrifícios ao Deus do céu, e roguem pela vida do rei, e de seus filhos.

11 Portanto foi por mim decretado: Que todo o homem que contravier a este edito, se arranque um pau de sua casa, e se levante em alto, e o preguem nele, e a sua casa seja confiscada.

12 E o Deus que estabeleceu o seu nome naquele lugar, dissipe todos os reinos, e o povo que estender a sua mão para o contradizer, e para destruir aquela casa de Deus, que está em Jerusalém. Eu Dario ordenei este edito, e quero que ele se cumpra pontualmente.

13 Thathanai pois, o governador do território d’além do rio, e Estharbuzanai, e os seus conselheiros, conforme o que havia ordenado o rei Dario, assim o executaram.

14 E os anciãos dos Judeus edificavam, e eram bem sucedidos conforme a profecia do profeta Aggeu, e de Zaccarias, filho d’Addo; e edificaram e construíram o edifício pelo mandado do Deus de Israel, e pela ordem de Ciro, e de Dario, e d’Artaxerxes, reis dos Persas;

15 E completaram esta casa de Deus, no dia três do mês de Adar, que é o sexto ano do reinado do rei Dario.

16 E os filhos de Israel, os sacerdotes e os levitas, e os mais filhos que tinham voltado do cativeiro, fizeram a dedicação da casa de Deus com regozijo.

17 E ofereceram para a dedicação da casa de Deus, cem novilhos, duzentos carneiros, quatrocentos borregos [cordeiros], doze bodes pelo pecado de todo o Israel, conforme o número das tribos de Israel.

18 E estabeleceram sacerdotes nas suas ordens, e levitas nos seus turnos sobre as obras de Deus em Jerusalém, segundo está escrito no livro de Moisés.

19 E os filhos de Israel que eram tornados do cativeiro, celebraram a Páscoa, no dia catorze do primeiro mês.

20 Porque os sacerdotes e os levitas se tinham purificado, como se fossem um só homem. Todos puros imolaram a Páscoa para todos os Israelitas tornados do cativeiro, e para os sacerdotes seus irmãos, e para si mesmos.

21 E os filhos de Israel, que tinham voltado do cativeiro, comeram a Páscoa, e todos aqueles que se tinham separado da corrupção dos povos do país unidos a eles, para buscarem o Senhor Deus de Israel.

22 E fizeram a solenidade dos asmos por sete dias com júbilo, porque o Senhor os tinha enchido de contentamento, e tinha mudado o coração do rei da Assíria a favor deles para este os ajudar na obra da casa do Senhor Deus de Israel.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir