Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Esdras    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1

(Versículos e sumário)

1 No primeiro ano de Ciro, rei dos Persas, para se cumprir a palavra do Senhor pronunciada por boca de Jeremias,  ( † ) suscitou o Senhor o espírito de Ciro, rei dos Persas; e este fez publicar em todo o seu reino, até por escrito, esta ordem, dizendo:

2 eis aqui o que diz Ciro rei dos Persas: O Senhor Deus do céu me deu todos os reinos da terra, e ele mesmo me mandou que lhe edificasse um templo em Jerusalém que é na Judeia.

3 Qual é dentre vós de todo o seu povo? O seu Deus seja com ele. Vá para Jerusalém, que é na Judeia, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel, esse mesmo é o Deus que está em Jerusalém.

4 E todos os varões que tiverem ficado nos lugares onde habitam, os ajudem do lugar onde estão, com prata, e com ouro, e com fazenda, gados, e fora o que eles oferecerem voluntariamente ao templo de Deus, que é em Jerusalém.

5 E os príncipes das famílias paternas de Judá e de Benjamim, e os sacerdotes, e os levitas, e todos aqueles, cujo coração tinha Deus tocado, se prepararam para ir reedificar o templo do Senhor, que havia em Jerusalém.

6 E todos os que moravam nos arredores, os ajudaram com as suas baixelas de prata, e de ouro com os seus bens, gados, e com os seus móveis, fora o que eles tinham oferecido voluntariamente.

7 O rei Ciro entregou também os vasos do templo do Senhor, que Nabucodonosor tinha levado de Jerusalém, e que tinha posto no templo do seu Deus.

8 Ciro, rei dos Persas, os fez entregar por Mithrídates, filho de Gazabar, e os deu por conta a Sassabasar, príncipe de Judá.

9 E eis aqui o número deles: Trinta copos d’ouro, mil copos de prata, vinte e nove faças, trinta taças d’ouro,

10 quatrocentas e dez taças de prata de segundo tamanho; outros mil vasos.

11 Todos os vasos d’ouro e de prata eram cinco mil e quatrocentos. Todos levou Sassabasar, com os que tornaram do cativeiro de Babilônia para Jerusalém.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir