Bíblia do Caminho Antigo Testamento

Amós    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1

(Versículos e sumário)

1 Palavras de Amós, que foi um dos pastores de Thécua; de que viu tocante a Israel, nos dias de Ozias rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filhe de Joás, rei de Israel, dois anos antes do terremoto.

2 E disse: O Senhor rugirá de Sião e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os deliciosos prados dos pastores choraram, e o cume do Carmelo se secou.

3 Isto diz o Senhor: Depois das maldades que o povo de Damasco cometeu três e quatro vezes, eu não o converterei; pois que estes homens fizeram passar carros armados de ferro por cima dos habitantes de Galaad.

4 Portanto eu porei fogo à casa de Azael, e esse fogo devorará os palácios de Benadad.

5 E farei em migalhas a tranca de Damasco; e exterminarei do campo do ídolo os que lá habitam, e da casa de deleite o que tem na mão o cetro; e o povo da Síria será transferido a Cyrene, diz o Senhor.

6 Isto diz o Senhor: Depois das maldades que o povo de Gaza cometeu três e quatro vezes, eu não o converterei; pois que estes homens levaram cativa toda a gente, para a encerrarem na Idumeia.

7 Por isso eu porei fogo aos muros de Gaza, e ele reduzirá em cinza os seus edifícios.

8 E exterminarei de Azoto os que a habitam, e de Ascalona os que trazem o cetro; e carregarei bem a minha mão sobre Accaron, e perecerão os restos dos Filisteus, diz o Senhor Deus.

9 Isto diz o Senhor: Depois das maldades que o povo de Tiro cometeu três e quatro vezes, eu não o converterei; pois que estes homens encerraram toda a gente do cativeiro na Idumeia e não se lembraram da aliança que tinham com seus irmãos.

10 Portanto eu porei fogo aos muros de Tiro, e ele consumirá as suas casas.

11 Isto diz o Senhor: Depois das maldades que o povo de Edom cometeu três e quatro vezes, eu não o converterei; pois que ele perseguiu a seu irmão com a espada, e faltou à compaixão que lhe devia, e não pôs limites ao seu furor, e conservou até o fim o ressentimento da sua indignação.

12 Eu porei fogo a Theman; e ele reduzirá a cinza as casas de Bosra.

13 Isto diz o Senhor: Depois das maldades que os filhos de Ammon cometeram três e quatro vezes, eu não o converterei; pois que ele fendeu o ventre às pejadas de Galaad, para, por este meio, dilatar os limites do seu país.

14 Por isso eu porei fogo aos muros de Rabba; e ele lhe consumirá as casas com alaridos no dia do combate e com torvelinho no dia da comoção.

15 E Melcom irá para o cativeiro, ele, e juntamente os seus príncipes, diz o Senhor.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir