Bíblia do Caminho Antigo Testamento

2º Livro das Crônicas    † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 13

(Versículos e sumário)

13 No ano décimo oitavo do rei Jeroboão, reinou Abia sobre Judá.

2 Reinou três anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Miccaia, filha de Huriel de Gabaa. E havia guerra entre Abia e Jeroboão.

3 E Abia pondo-se em estado de dar batalha, e tendo consigo gentes fortíssimas, e quatrocentos mil homens escolhidos; Jeroboão pôs também em batalha um exército de oitocentos mil homens os quais também eram soldados escolhidos, e valentíssimos para guerrear.

4 Abia pois se acampou em cima do monte Semeron, que era na tribo de Efraim, e disse: Ouve, Jeroboão, e todo o Israel.

5 Acaso ignorais vós que o Senhor Deus de Israel deu para sempre a David, e a seus descendentes a soberania sobre Israel por um pacto de sal?

6 E que Jeroboão, filho de Nabat, vassalo do Salomão filho de David, se levantou; e se rebelou contra seu senhor.

7 E que uma multidão de gentes de nada, e filhos de Belial se ajuntaram a ele e fizeram-se mais fortes do que Roboão filho de Salomão; porque Roboão era um homem sem experiência, e de coração covarde, nem lhes pode resistir.

8 Agora pois, vós dizeis que podeis resistir ao reino do Senhor, que ele possui pelos descendentes de David, e que tendes uma grande multidão de povo, e os novilhos de ouro que Jeroboão vos fez para vossos deuses.

9 E vós deitastes fora os sacerdotes do Senhor, filhos de Arão, e os levitas; e fizestes para vós sacerdotes bem como todos os povos da terra; todo o que vier, e consagrar a sua mão pela imolação dum novilho, e de sete carneiros, é feito sacerdote daqueles que não são deuses.

10 Mas o nosso Senhor é Deus, a quem não deixamos, e ao Senhor servem os sacerdotes da linhagem de Arão, e os levitas o servem na sua ordem;

11 E cada dia de manhã e de tarde oferecem holocaustos ao Senhor, e perfumes compostos segundo os preceitos da lei, e expõem-se os pães numa mesa, limpíssima, e temos o candeeiro de ouro, e as suas lâmpadas, que sempre se acendem de tarde; porque nós guardamos os preceitos do Senhor nosso Deus, a quem vós deixastes.

12 Assim o capitão do nosso exército é Deus, e os seus sacerdotes são o que tocam as trombetas, e as fazem retinir contra vós. Filhos de Israel, não queirais pelejar contra o Senhor Deus de vossos pais, porque isto vos não convém.

13 Dizendo Abia estas coisas, procurava Jeroboão surpreendê-lo por detrás. E estando acampado defronte dos inimigos, rodeava com o seu exército a Judá sem este o perceber.

14 Mas tendo Judá voltado a cabeça reconheceu que vinham sobre ele por diante e por detrás, e clamou ao Senhor; e os sacerdotes começaram a tocar as trombetas.

15 E todo o exército de Judá levantou uma grande vozeria; e eis que quando eles assim gritavam, infundiu Deus o temor em Jeroboão, e em todo o Israel que estava defronte de Abia e de Judá.

16 E os filhos de Israel apertaram a fugir à vista de Judá, e Deus lhos entregou nas suas mãos.

17 Abia pois, e a sua gente os desbarataram com grande destroço; e morreram feridos da banda de Israel quinhentos mil homens valentes.

18 E foram humilhados os filhos de Israel naquele tempo, e os filhos de Judá cobraram grandíssimo alento, porque tinham posto a sua confiança no Senhor Deus de seus pais.

19 E Abia foi perseguindo a Jeroboão que fugia, e lhe tomou as suas cidades, a Bethel e as suas dependências, e a Jesana e as suas dependências, a Efron e as suas dependências;

20 E Jeroboão não pode mais resistir durante o reinado de Abia; e o Senhor feriu a Jeroboão, e o matou.

21 Abia pois, firmado o seu reino, tomou catorze mulheres; e teve vinte e dois filhos e dezesseis filhas.

22 Mas o resto das ações de Abia, e dos seus costumes, e feitos está escrito com toda a exação no livro do profeta Addo.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt


.

Abrir