Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Epístola de S. Paulo aos Romanos  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1  † 

(Versículos e sumário)

1 Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado apóstolo, escolhido para o Evangelho de Deus.

2 Que ele havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras,

3 De seu Filho, que foi gerado da semente de David, segundo a carne.

4 Que foi predestinado ser Filho de Deus em virtude, segundo o espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos de Jesus Cristo, nosso Senhor;

5 De quem recebemos a graça e o apostolado, para que todas as gentes obedeçam à fé em seu nome.

6 Entre os quais estão também vós, chamados por Jesus Cristo;

7 A todos os amados de Deus que estão em Roma, chamados santos, graça vos seja dada, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e da de Jesus Cristo nosso Senhor.

8 Primeiramente dou graças a meu Deus por Jesus Cristo; e por todos vós, que tendes vossa fé anunciada em todo o mundo.

9 Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito no Evangelho do seu Filho, me é testemunha que incessantemente faço menção de vós;

10 E sempre nas minhas orações rogo-lhe que de algum modo, algum dia eu possa ir ter convosco, se for da vontade de Deus.

11 Porque vos desejo ver, para vos comunicar alguma graça espiritual com que sejais confirmados;

12 Isto é, para me consolar juntamente convosco, por aquela vossa e minha fé que uns e outros professamos.

13 Mas não quero que vós, irmãos, ignoreis que muitas vezes tenho proposto ir ver-vos, (e tenho sido impedido até agora) para lograr também algum fruto entre vós como ainda entre as outras nações.

14 Sou devedor a gregos e a bárbaros, a sábios e a ignorantes!

15 Assim (quanto a mim) estou pronto para vos anunciar o Evangelho, também a vós que viveis em Roma.

16 Porque eu não me envergonho do Evangelho. Porquanto a virtude de Deus é dar a salvação a todo o que crê, ao judeu primeiro, e ao grego.

17 Porque a Justiça de Deus nele se revela de fé em fé, como está escrito: O justo, porém, viverá pela fé( † )

18 Com efeito a ira de Deus se revela do Céu, contra toda a impiedade e iniquidade daqueles homens que mantêm a verdade de Deus na injustiça.

19 Porquanto, o que em Deus é notório, é manifesto para eles, porque Deus lhos manifestou.

20 Porque sendo [Deus] em si invisível, desde a criação do mundo o que ele fez nos permite conhecê-lo e compreendê-lo; e assim também sua sempiterna virtude e divindade, por isso não há escusas para eles.

21 Pois reconhecendo Deus, não o glorificaram como Deus, ou lhe deram graças; antes envaideceram-se em suas cogitações, e se lhes obscureceu o coração insensato.

22 Dizendo-se sábios, se tornaram estultos,

23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de serpentes.

24 Pelo que os entregou Deus aos desejos dos seus corações impuros, de modo que desonraram os seus corpos em si mesmos.

25 Os quais mudaram a verdade de Deus em mentira, adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito por todos os séculos. Amém.

26 Por isso os entregou Deus às paixões ignominiosas; porque suas mulheres mudaram o uso do que é natural em outro uso, que é contra a natureza.

27 Assim também os homens, deixando o natural uso das mulheres, arderam nos seus mútuos desejos, cometendo torpezas homens com homens, e recebendo em si mesmos a devida recompensa dos seus erros.

28 E assim como não provaram conhecer Deus, assim os entregou Deus a um sentimento reprovável, para que fizessem o que não convém.

29 Repletos de toda iniquidade, de malícia, de fornicação, de avareza, de maldade, cheios de inveja, de homicídios, e contendas, de dolo, de malignidade, mexeriqueiros,

30 Detratores, abominados por Deus, injuriosos, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes a seus pais,

31 Insipientes, dissolutos, sem afeição, sem palavra, sem misericórdia.

32 Os quais tendo conhecimento da justiça de Deus, não compreenderam que os que fazem tais coisas, são dignos de morte; não somente os que as fazem, senão também os que consentem que sejam feitas.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir