Bíblia do Caminho Testamento Redentor

Epístola de S. Paulo aos Filipenses  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 4  † 

(Versículos e sumário)

4  Portanto, meus muito amados e desejados irmãos, gosto meu, e coroa minha, estai assim firmes no Senhor, caríssimos.

2 Rogo a Evódia, e suplico a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor.

3 Também te rogo a ti ainda, ó fiel companheiro, que as ajudes como pessoas que trabalharam comigo no Evangelho com Clemente e com os outros que me ajudaram, cujos nomes estão no livro da vida.

4 Alegrai-vos incessantemente no Senhor, outra vez digo, alegrai-vos.

5 A vossa modéstia seja conhecida de todos os homens; o Senhor está perto.

6 Não tenhais cuidado de coisa alguma, mas com muita oração e rogos, com ação de graças sejam manifestas as vossas petições diante de Deus.

7 E a paz de Deus, que sobrepuja todo o entendimento, guarde os vossos corações, e os vossos sentimentos em Jesus Cristo.

8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é santo, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor de costumes, isto seja o que ocupe os vossos pensamentos.

9 O que não só aprendestes, mas recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso também praticai, e o Deus da paz será convosco.

10 Muito me tenho pois alegrado no Senhor, de que já por fim tenhais renovado o vosso cuidado acerca de mim, pois é certo que o tínheis; mas só vos faltava a oportunidade.

11 Não o digo como apertado da necessidade, porque eu tenho aprendido a contentar-me com o que tenho.

12 Sei ainda viver humilhado, sei também viver na abundância; (para tudo e para todos os encontros me costumei a estar apercebido) ter assim fartura, como ter fome, e passar em afluência, e padecer necessidade;

13 Tudo posso naquele que me conforta.

14 Contudo fizestes bem, em tomar parte na minha tribulação.

15 E sabei também vós, ó filipenses, que no princípio do Evangelho, quando parti de Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo em razão de dar, e de receber, senão vós somente;

16 Porque vós me mandastes duas vezes ainda a Tessalônica, o que me era necessário.

17 Isto não é porque eu busque dádivas, mas busco fruto que abunde à vossa conta.

18 Assim tenho tudo, e o desfruto em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que me mandastes, como cheiro de suavidade, como hóstia aceita, agradável a Deus.

19 O meu Deus pois cumpra todos os vossos desejos, conforme as suas riquezas, na glória por Jesus Cristo.

20 E glória a Deus e Pai nosso por todos os séculos dos séculos. Amém.

21 Saudai a todos os santos em Jesus Cristo.

22 Os irmãos, que estão comigo, vos saúdam. Todos os santos vos saúdam, mas com muita especialidade os que são da família de César.

23 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação.

Veja também as seguintes versões: Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition. Edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir