Bíblia do Caminho Testamento Redentor

2ª Epístola de S. Paulo aos Coríntios  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 1  † 

(Versículos e sumário)

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e Timóteo, seu irmão, à Igreja de Deus, que está em Corinto, e a todos os santos que há por toda a Acaia.

2 Graça vos seja dada e paz, da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.

3 Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai de misericórdias e Deus de toda consolação;

4 Que consola-nos em todas as nossas tribulações, para que nós mesmos possamos consolar àqueles que estão em grande angústia, pelo conforto com que somos também confortados por Deus.

5 Porque à medida que avolumam as paixões do Cristo em nós, crescem também por Cristo as nossas consolações.

6 Porque se somos atribulados, é para vossa exortação e salvação; se somos consolados, é para vossa consolação; se somos confortados, é para vosso conforto e salvação, o que ocorre pelo sofrimento das mesmas paixões que nós também padecemos.

7 Para que seja firme a nossa esperança por vós; estando certos que assim como sois companheiros nas aflições, assim o sereis também na consolação.

8 Porque não queremos, irmãos, que vós ignoreis a nossa tribulação que se excitou na Ásia, porque fomos maltratados desmedidamente sobre as nossas forças, que até mesmo nos dava tédio viver.

9 Mas adentro de nós mesmos tivemos reposta da morte, para não pormos a nossa confiança em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;

10 O qual nos livrou de tão grandes perigos, e livra ainda; como esperamos que ainda igualmente nos livrará,

11 Se vós nos ajudardes, orando por nós, para que pelas dádivas de muitas pessoas, por muitos também sejam dadas graças por nós.

12 Porque a nossa glória é esta, o testemunho da nossa consciência de que temos vivido neste mundo e mormente convosco em simplicidade de coração e sinceridade a Deus, e não em sabedoria carnal, mas pela graça de Deus.

13 Porque não vos escrevemos outra coisa, senão o que haveis lido e conhecido; porquanto espero que conhecereis até ao fim.

14 Assim como já em parte nos reconhecestes que somos a vossa glória, assim também vós [sereis] a nossa no dia do nosso Senhor Jesus Cristo.

15 E nessa confiança tinha resolvido primeiro vir a vós, para serdes duplamente agraciados;

16 E passar por vós a Macedônia, e de Macedônia ir outra vez ter convosco, e ser encaminhado por vós à Judeia.

17 Tendo assim deliberado, teria usado de leviandade? Ou quando cogito, fá-lo-o segundo a carne, para que haja em mim SIM e NÃO?

18 Mas Deus é fiel [testemunha] de que em nossa fala, a que tive convosco, não há nela SIM e NÃO.

19 Porque no Filho de Deus, Jesus Cristo, que tem sido pregado entre vós por mim, Silvano e Timóteo, não há SIM e NÃO, mas SIM nele houve. ( † )

20 Porque quaisquer promessas de Deus são, nele [seu Filho], SIM; igualmente por ele também dizemos AMÉM para nossa glória a Deus.

21 O que convosco nos confirma em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus;

22 O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.

23 Eu, porém, invoco o testemunho de Deus em minha alma, de que para vos poupar não tenho ido mais a Corinto.

24 Não porque tenhamos domínio sobre vossa fé, mas porque somos adjutores do vosso júbilo, pois estais firmes na fé.



Nota: Nos originais do Padre Antônio Pereira de Figueiredo este capítulo termina no versículo 23; todavia, para adequá-lo com as outras versões da Bíblia  o último versículo foi fracionado tanto no latim quanto em  português.


Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir