Bíblia do Caminho Testamento Redentor

1ª Epístola de S. Paulo aos Coríntios  † 

(Vulgatæ Editionis)

CAPÍTULO 13  † 

(Versículos e sumário)

13 Se eu falar as línguas dos homens e dos anjos, e não tiver caridade, sou como o metal que soa, ou como o sino que tine.

2 E se eu tiver o dom de profecia e conhecer todos os mistérios e quanto se pode saber; e se tiver toda a fé, até o ponto de transportar montes e não tiver caridade, não sou nada.

3 E se eu distribuir todos os meus bens no sustento dos pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, se todavia não tiver caridade, nada disto me aproveita.

4 A caridade é paciente, é benigna, a caridade não é invejosa, não obra temerária nem precipitadamente, não se ensoberbece.

5 Não é ambiciosa, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal.

6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade.

7 Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.

8 A caridade nunca jamais há de acabar, ou deixem de ter lugar as profecias, ou cessem as línguas, ou seja abolida a ciência.

9 Porque em parte conhecemos e em parte profetizamos.

10 Mas quando vier o que é perfeito, abolido será o que é em parte.

11 Quando eu era menino, falava como menino, julgava como menino, discorria como menino; mas quando me fiz homem, deixei o que era de menino.

12 Nós agora vemos [a Deus] por um espelho como um enigma, mas logo [o veremos] face a face. Agora conheço-o em parte, mas logo hei de conhecê-lo, como eu mesmo sou também dele conhecido.

13 Agora pois permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três virtudes; porém, a maior delas é a caridade.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; Novum Testamentum Graece 28th revised edition, edited by Barbara Aland and others; Parallel Greek New Testament by John Hurt


.

Abrir