O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Mentores e seareiros — Autores diversos


12


Mensagem: Trabalho, solidariedade, tolerância n

1 Espíritas:
Pelas portas da Ciência e da Filosofia, atingireis o altar da Nova Revelação.

2 Através de numerosos experimentos, indagastes quanto aos problemas do ser e do destino, da dor e da morte, e os Espíritos da Luz vos trouxeram a mensagem do Céu, conclamando-vos à sublimação espiritual.


3 E agora, quando a Codificação Kardequiana se avizinha do seu primeiro centenário de existência, compele-nos reafirmar-vos, perante o Segundo Congresso Espírita do Estado de Minas Gerais, que o Espiritismo é a Religião do Amor Universal, sob a inspiração de Nosso Senhor Jesus Cristo, restabelecendo a Verdade em seus fundamentos Divinos.


4 Se a nossa Doutrina Renovadora traduz explicação da inteligência, é também engrandecimento do coração.


5 Nossa bandeira é a Boa Nova rediviva.

6 Nossos centros de estudos são templos de elevação.

7 Nossas instituições de assistência social, representam santuários vivos da fraternidade, onde Jesus é venerado na pessoa dos nossos semelhantes.

8 Nosso trabalho individual, em favor do bem, na solução das nossas responsabilidades morais, à frente da família e da sociedade constitui o culto diário de nossa obediência às Leis do Senhor.


9 Tanto quanto no Cristianismo primitivo, puro e simples, a caridade para nós não possui privilégios e nem fronteiras e a fé, para manifestar-se, não reclama lugares especiais.


10 Allan Kardec, o Apóstolo, foi claro em suas linhas primordiais, na edificação Doutrinária.

11 Nosso esquema é — TRABALHO.

12 Nosso lema é — SOLIDARIEDADE.

13 Nossa senha é — TOLERÂNCIA.


14 Agir, auxiliar e compreender para fazer, aperfeiçoar e esperar na conquista da vitória com Cristo, Nosso Mestre e Senhor.


15 Não vos iludais!
Enquanto a Humanidade se mergulha em lutas, na angustiada elaboração do milênio vindouro, guardais convosco a luz soberana do porvir.


16 O Céu conta convosco, tanto quanto contais com o Céu.


17 Não olvideis!
A nossa tarefa não é tão somente aquela da demonstração positiva da sobrevivência do homem além da morte, mas, acima de tudo, é a obrigação de materializarmos, cada dia, a essência dos ensinos cristãos em nossas vidas, convertendo o Espiritismo, sob a égide do Evangelho de Jesus, na religião da paz e da felicidade para o mundo inteiro.


Emmanuel



[1] Esse capítulo foi intitulado originalmente “MENSAGEM”, complementamos seu título por exprimir melhor seu conteúdo. (Mensagem psicografada por ocasião do 2º Congresso Espírita do Estado de Minas Gerais.)


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir