O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Depois da travessia — 1ª Parte — Autores diversos


70


Caminhada espiritual

05|06|1951


“E o que pedimos é o vosso aperfeiçoamento.” (2 Coríntios, 13.9)


1 Caros amigos, que a luz do Senhor brilhe sobre todas as sombras que possam envolver a nossa Terra, a fim de que o sol da verdade faça surgir a pujança do seu amor por toda parte.

2 A caminhada espiritual na escola da Terra é semelhante ao trabalho que um escafandrista tem para se movimentar dentro da espessa textura do mar, imerso sob o seu grande volume de águas. O ser que se introduz nesse aparelho assim procede para um determinado propósito — vai procurar alguma coisa, vai verificar a situação de algum navio ou vai estabelecer conhecimentos para que se processe alguma coisa em beneficio de certa comunidade. Ninguém se mete em um escafandro suportando o peso de muitas toneladas d’água correndo riscos inúmeros, arriscando a delicadeza dos seus órgãos, que não foram criados para essa missão debaixo d’água! Ninguém assim procede por mero divertimento ou para satisfazer curiosidade individual. 3 Nenhum Espírito volta ao ambiente da Terra sem determinados propósitos. O escafandrista não se submerge sem o auxílio de muitos que velam pela execução da sua missão. O seu trabalho é acompanhado por muitos e os resultados de seus esforços são avaliados por muitos que podem dizer do mérito e resultados de cada esforço de andar debaixo d’água e executar determinados programas de trabalho. Também nas nossas encarnações temos quem avalie as nossas vidas na Terra, concedendo mérito a cada uma delas, de acordo com os seus resultados na execução de trabalhos em beneficio da espiritualidade representada por cada um de nós.

4 Voltemos ao texto do estudo do Evangelho da noite. O que nos pede o Senhor da Vida é o nosso aperfeiçoamento e para essa missão ele concede inúmeros amparos para que a nossa experiência seja sempre um marco de evolução. É isso que todos pedimos aos companheiros de humildade. Que não desperdicem um só instante do tempo concedido a cada um de nós para a imersão na carne. O sucesso de cada um tem reflexo em toda a humanidade, porque o aperfeiçoamento de um acarreta a elevação de muitos.

5 Assim, meus amigos, não tenhamos nenhuma dúvida sobre a existência de grandes correntes de companheiros em ambos os lados, empenhados no aperfeiçoamento de cada um e unidos no amparo que cada um necessita nas lutas de cada dia para assegurar postos de trabalho em beneficio da comunidade. Nesse mister, recebemos constantemente a força do amor do Senhor Jesus, a luz da sua sabedoria e do seu poder, para que o homem se aperfeiçoe tanto na matéria quanto no Espírito. Que Jesus nos ampare sempre nos nossos bons propósitos.
Boa noite, o vosso amigo e servo humilde,

João de Deus Macário


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir