O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Depois da travessia — 1ª Parte — Autores diversos


22


Tempo de reflexão

31|08|1938


1 Meus filhos, muito boa noite e que Deus os abençoe!
Venho hoje até aqui mais controlada e mais forte. 2 Eu, Maria, tenho pedido muito a Deus pela Nhanhá n e pelos filhos. O seu coração de mãe precisa muito, como você sabe, de minha assistência constante. 3 Peço a você e ao Rômulo desculpas pelas muitas incompreensões que ambos têm recebido. Sobre muitos assuntos não é conveniente levantarmos o comentário, ainda que afetuoso e familiar. Falarei tão somente do livro para dizer que há um tempo de reflexão, que nunca chega tarde.

4 Sei que a Iná n é mais ou menos feliz e que os seus protetores estão confortando-lhe o coração nas lembranças de sua vida tão moça e ainda forte. Vamos nos conformar com a vontade de nosso Pai de Bondade. 5 Penso no meu pedido importuno, mas quanto seja possível espero que o Rômulo não se esqueça do Caio. n Penso muito nesse menino. Dos filhos da Ignez  n é o que mais me preocupa, em vista das perseguições de que é vítima por parte de obsessões invisíveis aliadas aos muitos defeitos de educação longe do trabalho.

6 O Arthur envia lembranças.
Fiquem na paz de Deus!
A velha tia,

Mariquinhas



Notas da organizadora:

[1] Nhanhá era irmã do vovô Arthur, portanto, tia de Rômulo.


[2] Sobre Iná não nos foram dados maiores informes.


[3] Caio Márcio Renault, filho de Abgar Renault, primo de Rômulo. Reencarnação de Caio Fabricius, personagem do romance 50 anos depois, de Chico Xavier e Emmanuel (FEB, 1940). Na sequência das vidas sucessivas, personificou Henrique VIII, soberano inglês no século XVI. Caio Márcio passava, quase sempre as férias escolares na Fazenda Modelo.


[4] Em referência a Ignez Caldeira Brant Renault, esposa de Abgar de Castro Araújo Renaut, primo de Rômulo. Abgar Renault (Barbacena, 15 de abril de 1901 — Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 1995) foi um professor, educador, político, poeta, ensaísta e tradutor brasileiro. Ocupou a cadeira 12 da Academia Brasileira de Letras e a cadeira 3 da Academia Brasileira de Filologia. Informação contida em https://pt.wikipedia.org/wiki/Abgar_Renault. Acesso em: 22 out. 2012. O casal teve 3 filhos: Caio Márcio, Carlos Roberto e Luiz Roberto. Mensagem recebida por Chico Xavier e Maria Joviano, com a utilização da prancheta. Rômulo Joviano fez as anotações.


Texto extraído da 1ª edição desse livro.

Abrir