O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão
Doutrina espírita - 2ª parte.

Índice | Página inicial | Continuar

Carmelo, ele mesmo — Mensagens familiares de Carmelo Grisi


4


Europa e América

1 Estou abraçando os nossos queridos viajantes com as boas vindas.

2 Os que caminharam comigo pelas terras do mundo europeu ou aqueles com quem caminhei podem observar a grandeza do solo que pisamos. Terra de todos, mãe da fraternidade e alma estendida na esperança de progresso e felicidade para os povos irmãos.

3 Queridos Romeu e Hilda, muito grato pelas lembranças em torno da vovó Rosa que prossegue ali onde lhe vimos o refúgio doméstico, na continuação dos seus encargos divinos.

4 Aqui na América do Sul está nascendo uma terra nova. Bendita seja essa estrela em forma de território aberto a todos os irmãos em Humanidade.


5 Romeu e Hilda, não sei porque, mas em certos momentos da viagem que acabamos de realizar, tive a ideia de que em alguns lugares estivemos em verdadeiros cemitérios de sofrimento, ao invés de estar percorrendo lugares de tanta gente boa e sempre viva. São estudos que ficam para depois.


Carmelo Grisi

(11.09.1982)    


ELUCIDAÇÕES


Afirma-nos “O Livro dos Espíritos” que os Espíritos se deslocam no espaço tão rápido como o pensamento, e podem ter noção das distâncias que percorrem (itens 89 e 90). ( † ) Isso lhes faculta alcançar países e continentes com facilidade, desde que estejam adaptados à Vida Espiritual.

Reencarnando-se na Itália e lá vivendo até a adolescência, Carmelo veio fazer parte da nacionalidade brasileira. Seus vínculos com aquele país em que tantas vezes espiritualmente pisou, como ele diz, são inegáveis. Nota-se, no entanto, que não lhe é grato recordar-se do passado ali vivido.

Sua efetiva adaptação ao Brasil, pátria que adotou como definitiva, torna-se evidente pelo elogio espontâneo, brotando do fundo do coração, às terras da América do Sul, confirmando o que sempre dizia quando estava entre nós. Elas mostram o futuro promissor que alimenta o ideal dos pioneiros, a “estrela em forma de território aberto a todos os irmãos em Humanidade”.

Carmelo, influenciado por Elvira, não deixa de transmitir o agradecimento pela visita feita à cidade de Rossano, na Calábria, onde vivera Rosa Abrigatto, sua sogra na vida material. Afirma que ela continua vinculada aos locais onde vivera, com seus encargos divinos, isto é, nas suas tarefas junto ao seu grupo de Espíritos familiares e amigos.


Gerson Sestini


Abrir