O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Josué

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 22

(Versículos e sumário)

22 Neste mesmo tempo chamou Josué os Rubenitas, e os Gaditas, e à meia tribo de Manassés,

2 E lhes disse: Vós tendes feito tudo o que Moisés servo do Senhor vos ordenou; a mim também me tendes obedecido em todas as coisas,

3 E por um tão largo tempo até o dia de hoje, não tendes desamparado a vossos irmãos, guardando o mandamento do Senhor vosso Deus.

4 Como pois o Senhor vosso Deus deu paz e sossego a vossos irmãos, como ele lho tinha prometido; tornai, e ide-vos para as vossas tendas, e para a terra da vossa possessão, que Moisés, servo do Senhor, vos deu da outra banda do Jordão;

5 Com a condição porém de que guardeis, e cumprais exatamente o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos prescreveu, de maneira que ameis ao Senhor vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e observeis os seus mandamentos, e vos unais a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.

6 Depois lhes deu Josué a bênção, e os despediu. E eles voltaram para as suas tendas.

7 Moisés porém tinha dado à meia tribo de Manassés as terras que devia possuir em Basan; e por isso Josué deu a sua sorte à outra meia, que tinha ficado entre os outros seus irmãos na banda d’aquém do Jordão para o Ocidente. E depois de os ter despedido para as suas tendas, e de os ter abençoado,

8 Lhes disse: Vós voltais para vossas casas com muitos bens, e riquezas, com prata e ouro, cobre e ferro, e vestidos de toda a qualidade. Reparti pois com vossos irmãos a presa dos inimigos.

9 Assim os filhos de Ruben, e os filhos de Gad, com a meia tribo de Manassés, voltaram, e se separaram da companhia dos filhos de Israel, em Silo, que está situada em Canaã, para entrarem em Galaad, terra da sua possessão, que tinham obtido por meio de Moisés conforme o mandado do Senhor.

10 E tendo chegado às represas do Jordão, na terra de Canaã, edificaram junto ao Jordão um altar de imensa grandeza.

11 O que tendo ouvido os filhos de Israel, e sabendo por mensageiros seguros, que os filhos de Ruben, e de Gad, e os da meia tribo de Manassés tinham edificado um altar na terra de Canaã, sobre os cabeços do Jordão, defronte dos filhos de Israel;

12 Congregaram-se todos em Silo, para marcharem e pelejarem contra eles.

13 E entretanto lhes enviaram à terra de Galaad a Fineias filho do sacerdote Eleazar,

14 E dez dos príncipes com ele, cada um de sua tribo.

15 Os quais foram ter com os filhos de Ruben e de Gad, e com os da meia tribo de Manassés na terra de Galaad, e lhes disseram:

16 eis aqui o que todo o povo do Senhor vos manda dizer: Que transgressão é esta? por que deixastes vós o Senhor Deus de Israel, levantando um altar sacrílego, e apartando-vos do seu culto?

17 Acaso parece-vos pouco ter pecado em Beel-fegor, e que a mácula deste crime ainda até hoje não esteja apagada em nós? pois por isso pereceram muitos do povo.

18 E vós deixastes hoje o Senhor, e amanhã cairá a sua ira sobre todo o Israel.

19 Se cuidais que a terra da vossa herança é imunda, passai para a terra, onde se acha o tabernáculo do Senhor, e habitai entre nós; contando que vos não aparteis do Senhor, nem da nossa sociedade, edificando um altar contra o altar do Senhor nosso Deus.

20 Não é assim que Acan filho de Zare violou o mandado do Senhor, e veio a sua ira sobre todo o povo de Israel? E ele era um só homem, e oxalá que só ele tivera perecido pela sua maldade.

21 E os filhos de Ruben e de Gad, e os da meia tribo de Manassés responderam aos príncipes da legação de Israel:

22 O Senhor Deus fortíssimo, ele o sabe, e também o saberá Israel; se nós com ânimo de prevaricação levantamos este altar, ele nos não proteja, mas desde agora nos castigue;

23 E se o fizemos com ânimo de oferecer sobre ele holocaustos, e sacrifícios, e vítimas pacíficas, ele nos peça disso conta e nos julgue;

24 E se antes pelo contrário o não fizemos com ânimo e desígnio de dizer: Amanhã dirão os vossos filhos aos nossos: Que tendes vós com o Senhor Deus de Israel?

25 O Senhor pôs o rio Jordão por termo entre nós e vós, ó filhos de Ruben, e ó filhos de Gad; e assim não tendes parte no Senhor. E esta será uma ocasião, de que vossos filhos apartem os nossos do termo do Senhor. Portanto assim julgamos por melhor,

26 E dissemos: Façamos um altar, não para oferecermos nele holocaustos, nem vítimas,

27 Mas para testemunho entre nós e vós, e entre a nossa posteridade e a vossa, de que servimos ao Senhor, e de que temos direito de lhe oferecer holocaustos e vítimas, e hóstias pacíficas; e de nenhuma sorte digam amanhã vossos filhos aos nossos: Vós não tendes parte no Senhor.

28 Porque, se o quiserem dizer, responder-lhes-ão: eis aqui o altar do Senhor, que fizeram nossos pais, não para holocaustos, nem sacrifícios, mas para testemunho entre nós e vós.

29 Longe de nós tamanho crime que nos apartemos do Senhor, e deixemos de seguir as suas pisadas, edificando altar para oferecer holocaustos, e sacrifícios, e vítimas fora do altar do Senhor nosso Deus, que foi levantado diante do seu tabernáculo.

30 Quando isto ouviram, o sacerdote Fineias, e os príncipes da legação de Israel, que com ele estavam, se apaziguaram; e admitiram mui contentes as palavras dos filhos de Ruben, e de Gad, e da meia tribo de Manassés.

31 E o sacerdote Fineias filho de Eleazar lhes disse: Agora sabemos que o Senhor é convosco, visto que estais alheios desta prevaricação, e que livrastes os filhos de Israel da vingança do Senhor.

32 E deixando aos filhos de Ruben e de Gad, ele com os príncipes voltou da terra de Galaad, que confina com Canaã, para os filhos de Israel, e lhes deu conta de tudo.

33 E todos os que ouviram se satisfizeram com isto. E os filhos de Israel louvaram a Deus, e nem lhes veio mais ao pensamento sair a combater contra eles, nem a destruir a terra que possuíam.

34 E os filhos de Ruben, e os filhos de Gad chamaram ao altar que tinham edificado, Testemunho Nosso, que o Senhor mesmo é Deus.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: A versão Corrigida e revisada, fiel de Almeida; A Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir