O Caminho Escritura do Espiritismo Cristão | Antigo Testamento

Índice | Página inicial | Continuar

Isaías

(Vulgata Clementina)

CAPÍTULO 17

(Versículos e sumário)

17 Peso de Damasco. Eis-aí que Damasco deixará de ser cidade, e será como um montão de pedras numa ruína.

2 As cidades d’Aroer serão abandonadas aos rebanhos, e estes repousarão ali, e não haverá quem os espante.

3 E cessará o adjutório da parte de Efraim e o reino depois da ruína de Damasco; e as relíquias da Síria serão como a glória dos filhos de Israel; diz o Senhor dos exércitos.

4 E acontecerá isto naquele dia; ficará atenuada a glória de Jacob, e a gordura de sua carne emagrecerá.

5 E será como que na ceifa ajunta o que ficou por segar, e a sua mão colherá as espigas; e será como o que busca as mesmas espigas ao vale de Rafaim.

6 E ficará nele um como racimo de rabisco, e como quando no varejo da oliveira restam na ponta de um ramo duas ou três azeitonas, ou quatro ou cinco dos seus frutos no alto da árvore: diz o Senhor Deus de Israel.

7 Naquele dia se humilhará o homem ao seu Criador, e olharão os seus olhos para o santo de Israel;

8 E não se inclinará diante dos altares, que fizeram as suas mãos; nem tornará a olhar para os bosques e templos, obras que fabricaram os seus dedos.

9 Naquele dia as cidades da sua fortaleza serão desamparadas como os arados, e as searas que foram abandonadas à vista dos filhos de Israel, e assim ficarás despovoada.

10 Porque te esqueceste de Deus teu salvador, e não te lembraste do teu defensor; por isso plantarás uma boa planta, e semearás um grão estrangeiro.

11 No dia da produção do que plantares sair-te-ão labruscas e de manhã florescerá a tua semente; a messe te foi tirada nó dia da herança, e doer-te-á isto gravemente.

12 Ai da multidão de numerosos povos, semelhante ao estrondo do ressoante mar; e desgraçado o tumulto das gentes, que é bem como o sonido de muitas águas.

13 Os povos soarão bem como o sonido das águas de inundação, e increpá-lo-á e fugirá para longe; e será arrebatado bem como a poeira dos montes pelo impulso do vento, e como um redemoinho diante da tempestade.

14 No tempo da tarde eis que também haverá turbação; no da manhã, igualmente não subsistirá. Esta é a herança daqueles que nos destruíram, e a sorte dos que nos saqueiam.



Há imagens desse capítulo, visualizadas através do Google - Pesquisa de livros, nas seguintes bíblias: Padre Antonio Pereira de Figueiredo edição de 1828 | Padre João Ferreira A. d’Almeida, edição de 1850 | A bíblia em francês de Isaac-Louis Le Maistre de Sacy, da qual se serviu Allan Kardec na Codificação. Veja também: Hebrew - English Bible — JPS 1917 Edition; La Bible bilingue Hébreu - Français — “Bible du Rabbinat”, selon le texte original de 1899; Parallel Hebrew Old Testament by John Hurt.


Abrir